AutoretratoSempre complicado fazer análise de uma imagem onde você não conhece os eventos por trás dela, mas essa é a intenção, certo!?
http://www.slideshare.net/mclaudia76/analise-imagem-mariaclaudia-aparecida-presentation/
Autoretrato
http://www.slideshare.net/mclaudia76/analise-imagem-mariaclaudia-aparecida-presentation/
Era Virtual
Apesar de não estar tão familiarizada com os softwares na educação. Creio que eles são importantes ferramentas para melhoria da prática de ensino. Dei uma olhada na descrição de alguns softwares (KStars, Celestia, Carbópolis, Google Earth) e vi que está cada vez mais fácil ensinar conteúdos mais complexos, como emissões de gás carbônico, sistema solar e característica dos planetas, com imagens e apresentações belíssimas.Softwares, desde que utilizados de maneira correta no ensino, são de grande valia e acréscimo em nossa profissão.
Eu, como professora do Ensino Fundamental, na área de ciências, sinto a necessidade de explorar diferentes recursos audiovisuais em sala de aula, que permitem ao aluno uma visão mais ampla, mais real e vivenciada dos conteúdos antes ministrados somente por meio de textos, livros ou exercícios no quadro negro. Sendo assim, vejo as seguintes vantagens: excelente qualidade do visual produzido; uso de cores; movimentação semelhante à vida real; bom para introdução ou resumo; traz um conteúdo para aula que seria muito difícil de outra forma.
Entretanto pode ter também as seguintes desvantagens: custo; exige operador com prática; o “filme” é demorado e tende a distrair a turma. O uso de recursos como a televisão, videocassete, microcomputador e aparelho de som cria a oportunidade de o professor ter nas mãos soluções no momento exato da aula ou quando surgem dúvidas. Isso estimula o aluno à pesquisa e o adaptará a realidade e a globalização.
Quer estejamos usando um computador, um retroprojetor, ou mesmo uma lousa, o que importa é o conteúdo a ser transmitido e não o recurso em si mesmo. Desse modo a sala de aula torna-se um canal de comunicação onde interagem aluno x professor e aluno x mundo, tal a diversidade de meios.